Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

... tentando conectar meu módulo Xbee no software X-CTU e sempre aparecia a mensagem "unable to communicate with modem"!

Há pouco tempo estou utilizando os módulos Xbee para fazer comunicação sem fio, porém nesses últimos dias me deparei com alguns problemas.

1º o Xbee (Xbee-Pro ZB  (S2 -> não isso não é um coração.... leia-se “ésse dois”, “série dois”))que eu estava utilizando era emprestado, logo, tive que devolver... ¬¬

2º comprei um par, porém meu amigo, e parceiro de laboratório, me convenceu que poderíamos comprar um módulo mais barato e que poderíamos obter com ele o mesmo resultado. Como eu gosto de mexer em time que ta ganhando, acabei comprando esse mais barato, o XB24-ZB...

Quando meu professor orientador descobriu a “besteira” que eu tinha feito, ele disse:
- Quero v vc fazer esses módulos funcionarem de forma que os dois possam enviar e receber informações simultaneamente.
Tipo, o teacher achava que só os módulos que fossem PRO, poderiam fazer essa PROeza (piadinha infame....¬¬). Me desafiou véi....

Fui pesquisar...

Como sou pior que menino ruim, fui logo fuçar, primeiro claro como todo bom estudante que gosta de pegar as coisas tudo prontinhas... fui no rogercom.com (propaganda aê), entao tentei configurar os dois bixos como COORDENADOR AT.... parará e pá... fiz igual o cara disse... mas algo de estranho aconteceu, não consegui mais conectar o meu modulo Xbee....

Sempre que tentava conectar me aparecia a seguinte mensagem: “unable to communicate with modem”. Tente baixar a nova versão do X-CTU, atualizar o firmware, mas nada... pronto queimei!

Pesquisa vai pesquisa vem... encontrei num site o cara “explicando” (só consegui entender o que ele fez depois de quase uma hora! obs.: todo mundo que me conhece sabe que é exagero, mas.... quero dizer que o cara explicou muito ruim) como ele resolveu o problema dele que era o mesmo do meu.

Então... primeiro vamos ao erro. “unable to communicate with modem”, o X-CTU diz que o erro pode estar na escolha do baud rate, que podem estar diferentes ( o do dispositivo com o do X-CTU) , problemas com a porta serial ou a memória foi corrompida.  Pronto, o moço cheio de sorte como eu escolhi a última alternativa “memória corrompida”.
Agora vamos ao que interessa.... como resolvi!

1º conectei o adaptador USB no computador sem o módulo Xbee.

2º fui na aba Modem Configuration e coloquei as configurações default do meu módulo.

Modem XBEE: XB24-ZB
Function Set: Zigbee Coordinator AT
Version: 2064

3º mandei escrever “Write” (ainda sem o módulo Xbee conectado ao adaptador USB)
Quando ele termina de escrever aparece uma janela com algumas informações, nessa hora vc inseri o módulo Xbee na placa USB (sem desconectar do PC). Após conectado aperte o botão de reset do conector USB.  A janela de informações irá desaparecer e a escrita será feita no módulo corretamente... né fácil?? 

Pois é.... ai voltando ao desafio principal... fazer os dois dispositivos enviarem e receber informações....
Que fiz, que fiz?? Fui pesquisar.... ai encontrei essa vídeo aula (http://www.blogelectronica.com/TEMP/FLASH/ZIGBEE/XBEE_demo2.htm)... bem simples mesmo (porém em espanhol).... mas no mais é só o seguinte:

1º Coloque um Xbee no adaptador USB e abra o X-CTU, la vc vai configurá-lo como Zigbee Router AT e colocar um nome para identificá-lo no NI (no meu caso eu coloquei Roteador), por fim escreva.

2º coloque o outro Xbee e configure como Zigbee Coordinator AT e escreva.
Depois disso, com os dois módulos ligados, porem só o módulo que será o Coordenador precisa estar conectado ao computador, o outro pode estar só ligado a fonte mesmo.

No X-CTU, e com o Xbee que será coordenador conectado ao PC, vá na aba terminal e digite:
+++ (após uns segundos aparecerá a resposta OK)
ATND (irão aparecer informações sobre os módulos que foram encontrados pelo coordenador)
Após identificar o seu módulo é necessário apenar digitar o comando:
ATDNRoteador (tipo, ATND”nomeDoOutroMódulo”)
Ele responderá com OK e em seguida vc só precisa digitar WR (para escrever) ou ir até a aba Modem Configuration e clicar em “Write”.

12 comentários:

  1. resumindo.. vc economizou uma grana por causa de mim!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,
    Eu tô me estressando!

    Meu xBee não entra em modem, tentei fazer o que você já fez, mas, minha placa USB não permite comunicação sem o "dito cujo" do módulo dentro.

    Valeu
    Gelson

    ResponderExcluir
  3. E ai Gelson blz? então... a sua placa usb não precisa fazer comunicação sem o "dito cujo" nela, quando vc abrir o X-CTU não precisa mandar verificar conexao e sim partir direto pra aba onde sao feitas as configurações, feito isso vc pode seguir o tutorial a cima normalmente que vai dar certo (se não estiver queimado) heheheh.... Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre blz!
    Pois é, faço isso, ai aparece "Action required"...bla bla bla... no final "cancel". Dou o reset e nada, cancel ai pára tudo.
    Ele esta teoricamente funcionando , porque vejo suas informações por um rotedor no terminal em ATND.
    Sem querer gravei nele uma versão do 802.15.4 e ele é ZB.
    Nas tentativas usei todas as baud rate.
    E agora desisto?
    hehehehe!!!

    Gelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu alguma coisa? Também não estou conseguindo...

      Excluir
  5. Cara, muito obrigado pela informação. Salvastes minha vida! Abração!

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom =] Estou trabalhando com o XBee S2Pro - agradecida mesmo pelo vídeo. Consegui com um terceiro módulo como END DEVICE =]

    ResponderExcluir
  7. Caraca, alguém ainda lê isso?? vou ter que voltar a atualizar... hahaha... Obrigado pelo elogio!

    ResponderExcluir
  8. to lendo, da hora... bom mesmo

    ResponderExcluir
  9. Opa bleza!! Seguinte, sou novato na programação de Xbee, não sei o que estou fazendo, mas não estou conseguindo fazer a comunicação correta dos 2 xbee S2, estou tentando montar uma placa para fazer leitura de corrente de fuga em isoladores elétricos, porém estou empacado na comunicação entre os dispositivos, já fiz a configuração com o XCTU, um está como cordenador e o outro como end device, já testei de várias maneiras, mas até agora nada, vejo que é muito simples, mas tem algum detalhe que estou deixando passar, poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir